MTX Monitoramento

Blog 3 razoes por que portaria remota é melhor

3 RAZÕES PELAS QUAIS A MUDANÇA DO MERCADO DE PORTARIA E CONTROLE DE ACESSOS É BOA PARA TODOS

O mercado de portaria e controle de acesso, seja para condomínios residenciais ou comerciais, está mudando. Acompanhando os avanços da tecnologia, o serviço está migrando para sistemas eletrônicos, conectados 24h. Como toda mudança, causa certo receio de trabalhadores do segmento, até mesmo de empresários, sobre o futuro do ramo.
Porém, estes avanços–que são irrefreváveis e no geral trazem benefícios–devem ser vistos com otimismo por todos envolvidos e aqui vão algumas razões:

  • MAIS BARATO PARA A EMPRESA FORNECEDORA

Hoje, se sua empresa atua na área de terceirização de serviços de portaria e controle de acesso, sabe que os custos para operar são altíssimos. Com o serviço automatizado, digital e integrado com plataformas online e armazenamento na nuvem, diminuirá o passivo trabalhista, aumentará seu controle sobre a qualidade, além de otimizar a força de trabalho. Hoje um colaborador alocado fisicamente na portaria tem um tempo muito grande de ociosidade, sendo que sua presença no local tem efeito maior para segurança do que para controle de acesso propriamente dito. Com este mesmo funcionário atendendo uma central, sua força de trabalho é otimizada para atender mais de 1 condomínio ao mesmo tempo, sem aumentar com isso drasticamente sua demanda de trabalho.

  • MAIS SEGURO PARA OS CONDÔMINOS

Com o sistema inteligente e integrado, a segurança do condomínio é consideravelmente incrementada. Em muitos casos há comunicação imediata às autoridades policiais, através de software, as câmeras são acessíveis por todos condôminos e o botão de pânico pode ser acionado inclusive remotamente, com envio em tempo real da localização do dispositivo que ativou o pânico.
Com o porteiro localizado numa central, reduz-se o fator do erro humano sobre os procedimentos de segurança e mesmo o fator coação direta ao porteiro é anulado, o que significa mais segurança para o trabalhador e para os condôminos.

  • MAIS OPORTUNIDADES PARA O TRABALHADOR E CHANCE DE MAIOR GERAÇÃO DE EMPREGO

Por mais que, a princípio, possa parecer que o trabalhador será substituído pelo sistema, isso é uma imagem falsa. Com a transformação completa do mercado, tende a aumentar o número de empresas fornecendo este serviço, para atender a totalidade do mercado, com isso a oferta de trabalho também aumentará. Existe claro uma preferência do mercado em contratar profissionais que já trabalharam como controladores de acesso, porém estes terão de se atualizar para a nova realidade do mercado e isso não é ruim, pois com maior qualificação, virão melhores salários e a condição de trabalho aumentará significativamente, já que as centrais têm de contar com ambiente de trabalho seguro e salubre, mais parecido com um escritório, realidade muito diferente do que é a maioria das guaritas de condomínio hoje em dia. O sistema completo também envolve uma complexidade maior e por isso há uma cadeia maior de trabalhadores envolvidos e o mercado poderá absorver a mão de obra desocupada num primeiro momento, inclusive será necessário que as próprias empresas promovam essa reciclagem para poderem atender à demanda, o que será um “privilégio” para aqueles que estão vivendo neste momento de mudanças e que já atuam no mercado.

Em suma, o mercado está crescendo muito (estima-se que 150% ao ano) e a mudança completa ainda durará um tempo, porém ela tende a representar um avanço até mesmo para a sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas, com mais segurança, lançando novas empresas no mercado, aquecendo a economia e gerando mais e melhores empregos. Boas novas para todos!

Deixe um comentário

× Dúvidas ?